quinta-feira, 10 de março de 2011

Linus Torvalds


Linus Benedict Torvalds (Helsínquia, 28 de Dezembro de 1969) é o criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux. Linus Torvalds pertence à comunidade dos Finlandssvensk, um estrato da população representando 6% dos habitantes da Finlândia, que falam sueco. Ele estudou na Universidade de Helsinki. Vive atualmente em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e suas três filhas. Atualmente trabalha na Open Source Development Labs (OSDL). Começou a lidar com a informática quando tinha 11 anos. O avô, Leo Waldemar Torvalds, um matemático e estatístico da Universidade comprou um dos primeiros computadores Commodore em 1980 e pediu-lhe ajuda para usá-lo. Tornou-se tão interessado que passou um verão inteiro dentro de casa ou, melhor dizendo, no quarto em frente ao computador desenvolvendo o que restava do núcleo. Em 1983 Richard Stallman criou a Free Software Foundation (GNU project). Em 1986 Marice J. Bach publicou Design of the Unix Operating System. Em 1988 Linus foi admitido na Universidade de Helsinki. No mesmo ano Andy Tanenbaum traz a público o Sistema Operacional MINIX, um Unix para fins didáticos e que rodava em IBM/PC. Em 1990 Torvalds começa a aprender C em seus estudos. No fim dos anos 80 ele tomou contato com os computadores IBM/PC compatíveis e em 1991 comprou um 80386. Com 21 anos, 5 já de experiência programando (em C), ele tinha contato com o Sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e desejava rodar a versão de Tannenbaum (Minix) no seu recém adquirido 80386. Entretanto, descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começa a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386. Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix. Este é o início do desenvolvimento do núcleo Linux, relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro Just for fun.


O núcleo Linux foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds numa tentativa de criar um sistema operacional similar ao Unix que rodava em processadores Intel 80386. O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet em que ele divulgou que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores. Desde os primeiros dias, ele recebeu ajuda de hackers do Minix, e hoje recebe contribuições de milhares de programadores dos mais diversos locais do mundo. Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prêmios "1997 Nokia Foundation Award'y" e "Lifetime


Achievement Award at Uniforum Pictures". No mesmo ano finaliza os estudos superiores (1988 - 1997) passou 10 anos como estudante e investigador na Universidade de Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do S.O. desde 1992. Torvalds trabalhou na Transmeta (fabricante de processadores para portáteis) entre 1997 e 2003, e neste ano juntou-se à Open Source Development Labs (OSDL), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do núcleo Linux, como OSDL fellow. Fazem parte dessa fundação várias grandes empresas do ramo da informática, como IBM, Sun, Nokia e outras. Torvalds possui a marca registrada "Linux" e supervisiona[3] o uso da marca através da organização sem fins lucrativos Linux International.


Mensagem de Linus Torvalds na Usenet
Abaixo segue a mensagem publicada por Linus Torvalds via Usenet na divulgação de seu projeto


Você sente falta dos dias do Minix/1.1 quando homens eram homens e escre- viam seus próprios drivers? Você está sem nenhum projeto legal e está ansioso para mexer num sistema operacional que você possa modificar para atender às suas necessidades? Você está achando chato quando tudo funciona no minix? Não ficar mais a noite inteira tentando arrumar um programa legal? Então esta mensagem pode ser para você.

Como eu disse há um mês (?) atrás, eu estou trabalhando numa versão grátis dum similar para o Minix, para computadores AT-386. Ela finalmente atingiu o estágio onde já é usável (apesar de talvez não ser, dependendo do que você quer), e eu estou a fim de colocar (online) o código fonte para uma distribuição melhor. É apenas a ver- são 0.02 (com mais um patch) mas eu já rodei bash/gcc/gnu-make/gnu-sed/ compress dentro dela.

Códigos fontes para este hobby meu podem ser encontradas em nic.funet.fi (128.214.6.100) no diretório /pub/OS/Linux. O diretório também contem alguns arquivos README e um conjunto de arquivos para permitir trabalho no Linux (bash, update e GCC, o que mais você queria? :-).

O código-fonte do kernel está disponível por inteiro, porque nenhum do código do Minix foi usado. Os códigos-fontes das bibliotecas são apenas parcialmente abertos, portanto não podem ser distribuidos. O sistema pode compilar "como está" e é provado que funciona. (hehehe)

Código-fonte dos programas (bash e gcc) podem ser encontrados no mesmo FTP em /pub/gnu.
PERIGO! AVISO! NOTA! Este código fonte ainda precisa do Minix/386 para compilar (e o gcc-1.4.0, ou o 1.3.7, não testei) e você precisa do Minix para configurá-lo, então ele ainda não é um sistema por si só para vocês que não tem o Minix. Eu já estou trabalhando nisto. Você também precisa ter um jeito hacker (?) para configurá-lo, então para aqueles torcendo por uma alternativa ao Minix/386, me esqueçam. Ele é atualmente para hackers com interesse no 386 e no Minix.

O sistema precisa de um monitor EGA/VGA e um disco rígido compatível (IDE serve). Se você ainda está interessado, pegue no FTP o readme/relnotes e/ou me mande um e-mail para saber mais.

Eu posso (bem, quase) ouvir vocês perguntando para si mesmos: porquê? O Hurd vai sair em um ano (ou dois, ou em um mês, quem sabe), e eu já tenho o Minix. Este é um programa feito por e para hackers. Eu gostei de fazer ele, e alguém pode começar a olhá-lo e até mesmo modificá-lo às suas necessidades. Ele ainda é pequeno para entender, usar e modificar, e eu estou otimista em relação a algum comentário que vocês tenham a fazer.

.: Livros sugeridos :. :: Linux - O guia essencial :: Comandos do Linux - Prático e Didático :: Manual completo do Linux - Guia do administrador Via no Shopping UOL
Eu também estou interessado em alguém que tenha escrito alguns dos utilitários/ bibliotecas para o Minix. Se o seu trabalho pode ser distribuído publicamente (registrado ou mesmo domínio público), eu gostaria de ouvir comentários de vocês, e para que eu possa adicioná-los ao sistema. Eu estou usando o Earl Chews estdio agora mesmo (obrigado, Earl, por um sistema que funciona), e trabalhos similares seriam bem-vindos. Seus (C)'s obviamente serão mantidos. Me deixe uma mensagem se você quer deixar que a gente use seu código.
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 30/06/2003 - Atualizado em 12/09/2004





Nenhum comentário:

Postar um comentário